Institucional

História

O Colégio Batista "Daniel de La Touche", localizado na Av. São Marçal 214B – Bairro João Paulo, São Luís/MA, foi fundado em 11 de fevereiro de 1957, pela Missão Batista Equatorial, através de seus missionários James Daniel Luper e Júlia Luper. O Colégio recebeu o nome do fundador da cidade de São Luís, o francês Daniel de La Touche, senhor de La Ravardiere.

No mesmo ano, iniciou suas atividades educacionais a partir do primário, sendo autorizado a funcionar como ginásio, pelo Ato nº. 8, de 18 de dezembro de 1970, da Inspetoria Seccional do Ensino Secundário de São Luís. Foi reconhecido pela Resolução nº. 55, de 15/07/1973, do Conselho Estadual de Educação.

A Missão Batista Equatorial do Brasil era a entidade mantenedora do Colégio Batista "Daniel de La Touche" até 1984. Após essa data e por livre iniciativa, a entidade mantenedora passou a ser a Convenção Batista Maranhense.

O Colégio Batista “Daniel de La Touche” – instituição religiosa por natureza e sem fins lucrativos – promove a divulgação da fé cristã, seguindo os ensinamentos neotestamentários, conforme a doutrina do nosso Senhor Jesus Cristo. Visa à formação integral do aluno, preocupando-se em oferecer, além de um ensino de qualidade com profissionais especializados, um ambiente seguro e agradável.

É uma Instituição que presta serviços de natureza educacional, confessional, cultural e científica à sociedade maranhense, pautada numa proposta sociointeracionista e construtivista, destinada à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e ao Médio, exercendo seu papel de formadora da cidadania, por meio de metodologias educacionais modernas e de teorias mais atualizadas. Além do que, impulsionada a expandir suas atividades escolares para atender a real demanda de novos educandos, criou uma nova Unidade de ensino, localizada atualmente na Av. Ignácio Mourão Rangel, 39 – Bairro Renascença/Jaracati.

A Unidade Renascença (assim re-conhecida) iniciou suas atividades educacionais em 2003, oferecendo apenas o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Em 2005, incluiu a Educação Infantil. Seu quadro de docentes constitui-se de profissionais competentes, devidamente habilitados para o exercício de suas funções e selecionados com base em currículos e experiências pedagógicas comprovadas. Da mesma forma e com bastante competência e responsabilidade temos a equipe técnico-administrativa, que prima pelo bom funcionamento desta nova Unidade.

Missionários norte-americanos foram diretores deste Colégio até o ano de 1964. Entretanto, em 1961, o Prof. Raimundo Soares Figueiredo assumiu a Direção; em 1987, o Pr. Uirassu Tupinambá Mendes Câmara; em 1990, a Profª. Jovelina Maria dos Reis. Estiveram, como diretores interinos, o Prof. Emílio Feitosa Mariz e o Pr. Ivo Nogueira. Em 2000, a Profª. Cássia Virgínia Guimarães Cavalcanti assumiu a Direção, permanecendo no cargo até junho de 2010.

Hoje, quem responde, pela direção do Colégio Batista “Daniel de La Touche” é a Profª. Ioneide Ferreira de Sousa Barbosa.